Home

934.   Sonda Espacial New Horizons IV


Resolvido Mistério das "Colinas Flutuantes" de Plutão

Bizarros blocos de gelo deslizando pelo planeta anão estão sendo carregados por geleiras de nitrogênio


  A NASA recentemente liberou uma série de imagens fascinantes obtidas pela New Horizons que aparentemente mostrava objetos misteriosos “deslizando” através da superfície das vastas planícies de gelo de Plutão.

  Os objetos foram chamados “colinas flutuantes” e cientistas disseram na época que acreditavam tratar-se de blocos de gelo sujo.

  Agora os especialistas explicaram que as colinas, na vasta planície de gelo informalmente chamada Planície Sputnik, são provavelmente versões miniatura das montanhas maiores amontoadas na borda oeste desta planície e se movem ao longo do tempo como icebergs no Oceano Ártico da Terra.

  Gelo de água é menos denso que gelo com predominância de nitrogênio, o que levou os cientistas a concluir que as colinas de gelo de água estavam flutuando em um mar de nitrogênio congelado.

  As colinas são provavelmente fragmentos dos ásperos planaltos que se partiram e estão sendo carregados por glaciares de nitrogênio na Planície Sputnik.

  “Cadeias” de colinas flutuantes são formadas ao longo dos caminhos de fluxo dos glaciares.

  “Quando as colinas entram na área central da Planície Sputnik, elas se tornam sujeitas a movimentos convectivos do gelo de nitrogênio, e são empurradas para as bordas das células, onde as colinas se reúnem em grupos de até 12 milhas (20 quilômetros) de extensão”, explicou a NASA.

  Uma acumulação especialmente grande destas colinas, medindo 37 por 22 milhas (60 por 35 km), foi localizada na parte norte da região informalmente chamada Challenger Colles – em honra à tripulação do ônibus espacial perdido Challenger.

  Esta característica está localizada perto da fronteira com os planaltos, distante do terreno celular, e pode representar um local onde as colinas “deram à praia” devido ao gelo de nitrogênio ser especialmente raso.

  A última imagem usada para estudar o movimento desses blocos de gelo foi obtida pela Câmera Multiespectral de Imagens em Luz Visível (MVIC) da New Horizons.

  A resolução da imagem é de cerca de 1.050 pés (320 metros) por pixel e mede um pouco mais de 300 milhas (quase 500 km) de comprimento e cerca de 210 milhas (340 km) de largura.

  Ela foi obtida de uma distância de aproximadamente 9.950 milhas (16.000 quilômetros) de Plutão, cerca de 12 minutos antes da maior aproximação em 14 de julho de 2015.

  A Planície Sputnik está a uma altitude 2 milhas (3,2 km) menor que a maior parte da área circundante, mas não é completamente plana.

  Sua superfície está dividida em células ou polígonos de 10 a 25 milhas (16 a 40 km) de largura, e quando vista com baixos ângulos de incidência solar (com sombras visíveis), as células parecem ter os centros ligeiramente elevados e margens em relevo, com cerca de 100 jardas (91 metros) de variação total de altura.

Fonte : Daily Mail, 08/02/2016

Autor : Victoria Woollaston



A NASA recentemente liberou uma série de imagens fascinantes obtidas pela New Horizons que aparentemente mostrava objetos misteriosos “deslizando” através da superfície das vastas planícies de gelo de Plutão. Agora os cientistas explicaram que as apelidadas “colinas flutuantes” se movem ao longo do tempo como icebergs no Oceano Ártico da Terra.

Especialistas da NASA acreditam que este objeto pode ser “um bloco sujo de gelo de água” que está flutuando em nitrogênio sólido mais denso

Cientistas da missão New Horizons da NASA também combinaram dados de dois instrumentos para criar esta imagem composta da área de Plutão informalmente chamada Viking Terra

Esta gigantesca montanha em Plutão é um dos dois criovulcões potenciais descobertos em sua superfície em julho de 2015. Com cerca de 90 milhas (150 km) de extensão e 2,5 milhas (4 km) de altura, esta característica, chamada informalmente Wright Mons, é enorme. Se for de fato um vulcão, como suspeitado, seria a maior de tais características descobertas no sistema solar exterior

<p align="center"> <font face="tahoma" size=4> <a href="Menu_alternativo.htm" target="_top"> <font color="ff0000">Voltar para o Menu Alternativo</font> </a> </font> </p>