Home

963.   Os Primeiros Exploradores de Marte Poderiam Viver em Casas de Tijolos
Feitos com o Próprio Solo do Planeta



  Os primeiros humanos a viver em Marte terão casas de tijolos feitos com o próprio solo do planeta vermelho, de acordo com uma nova pesquisa.

  E os pioneiros nem mesmo terão que usar um forno ou materiais extra construção para criar a alvenaria marciana.

  Ao invés disso, eles apenas necessitariam usar pressão para compactar o solo que já está lá – o equivalente a uma martelada, descobriu o estudo.

  A técnica de fabricação de tijolos marcianos foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Diego.

  Usando solo que imita o encontrado em Marte, eles foram capazes de fazer um tijolo à temperatura ambiente que era similar à rocha densa, e mais forte que concreto armado.

  O estudo, publicado no periódico Scientific Reports da Nature, segue uma diretriz do Congresso americano assinada por Donald Trump mês passado instruindo a NASA a enviar uma missão tripulada ao planeta vermelho em 2033.

  O Professor Yu Qiao, autor principal do estudo, disse: “As pessoas que irão para Marte serão incrivelmente corajosas.”

  “Elas serão pioneiras. E eu ficaria honrado em ser seu fabricante de tijolos.”

  Esta não é a primeira vez que pessoas sugeriram usar o solo marciano para construir habitações em Marte.

  Planos anteriores incluíam fornos para tijolo usando energia nuclear, ou usando química complexa para transformar compostos orgânicos encontrados em Marte em polímeros aglutinantes.

  Mas esta é a primeira vez em que se demonstra que astronautas precisariam de recursos mínimos par fazê-lo.

  Os pesquisadores tropeçaram nesta técnica enquanto tentavam diminuir a quantidade de polímeros necessária para transformar o solo marciano em tijolos.

  Sua técnica repousa em duas etapas chave.

  Primeiro, colocar o solo em um contentor flexível – neste caso, um tubo de borracha, e em seguida compactar o solo a uma pressão elevada o suficiente.

  A quantidade de pressão necessária para uma pequena amostra é aproximadamente o equivalente a alguém deixar cair um martelo de 4,5 kg (10 libras) de uma altura de um metro, disseram os pesquisadores.

  O processo produziu pequenas peças redondas de solo, com cerca de uma polegada (2,5 centímetros) de altura, que podia então ser cortada em formato de tijolo.

  Os pesquisadores acreditam que o óxido de ferro, que dá ao solo marciano sua cor vermelha distinta, atua como um agente aglutinante.

  Usando vários instrumentos de escaneamento, os pesquisadores descobriram que as minúsculas partículas de ferro cobrem as partículas de rocha basáltica maiores.

  Como as partículas de ferro são lisas e chatas, podem facilmente ligar-se umas com as outras sob pressão.

  Ao testar a resistência dos tijolos, os pesquisadores descobriram que mesmo sem reforço, eles eram mais resistentes que o concreto armado.

  A próxima etapa para os pesquisadores é aumentar o tamanho dos tijolos.

  Uma vez feito isso, os tijolos poderiam ser usados para construir uma estrutura – tais como casas em Marte.

Fonte : Daily Mail, 27/04/2017

Autor : Shivali Best



Exploradores que visem se estabelecer em Marte podem ser capazes de transformar o solo do planeta vermelho em tijolos sem mesmo usar um forno

A técnica repousa em duas etapas chave. Primeiro, colocar o solo em um contentor flexível – neste caso, um tubo de borracha, e em seguida compactar o solo a uma pressão elevada o suficiente. A foto mostra a pequena peça redonda de solo criada por esta técnica

Usando vários instrumentos de escaneamento, os pesquisadores descobriram que as minúsculas partículas de ferro cobrem as partículas de rocha basáltica maiores. Como as partículas de ferro são lisas e chatas, podem facilmente ligar-se umas com as outras sob pressão

Ao testar a resistência dos tijolos, os pesquisadores descobriram que mesmo sem reforço, eles eram mais resistentes que o concreto armado



Veja o artigo na Nature :

Direct Formation of Structural Components Using a Martian Soil Simulant (27/04/2017)


Engenheiros Fazem Tijolos com Solo de Marte





<p align="center"> <font face="tahoma" size=4> <a href="Menu_alternativo.htm" target="_top"> <font color="ff0000">Voltar para o Menu Alternativo</font> </a> </font> </p>