Home       Sua Opinião?

971.   Humanos Não São da Terra???


  Recentemente tomamos conhecimento de um livro intitulado “Humans Are Not From Earth: a Scientific Evaluation of the Evidence”, de um tal Sr. Ellis Silver, um ecologista americano. A surpreendente proposta do livro é que nós seres humanos fomos trazidos de outro planeta para a Terra entre 60.000 a 200.000 anos atrás, e que este seria uma espécie de planeta prisão. Para sustentar sua idéia, o autor alinha uma série de argumentos absurdamente superficiais como: sofremos de dores nas costas, somos muito sensíveis à luz solar, nossa cabeça é muito grande dificultando o parto, sofremos de muitas doenças, etc. A justificativa para a Terra ser um planeta prisão é que somos muito agressivos e violentos.

  A idéia não se sustenta diante do que a Biologia e a Antropologia nos ensinam, e é óbvio que não se trata de coisa para ser levada a sério. No entanto, pelo que pesquisamos, as idéias do Sr. Silver foram bem divulgadas em sites esquisotéricos e sobre OVNIs. Já as críticas negativas, com foco nos erros envolvidos foram muito poucas, por isso resolvemos disponibilizar neste site pelo menos algumas delas.

  Primeiro, sites de língua portuguesa que deram cobertura positiva. Veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

  E sites de língua inglesa, veja aqui, aqui, aqui e aqui.

  Pode-se notar nos exemplos acima que não houve qualquer preocupação em se analisar a validade dos argumentos do Sr. Silver, apesar da sua proposição ser totalmente incomum. Em língua portuguesa só encontramos uma crítica séria, no site Astropt, que apresentamos a seguir:

Dores nas costas e queimaduras na pele são culpa de extraterrestres?

  Alguma imprensa internacional divulgou um novo livro que sugere que os humanos são fruto da intervenção de extraterrestres. O título do livro (que não existe em papel) é sugestivo: "Humanos Não São da Terra: uma avaliação científica das evidências".

  O autor, Ellis Silver, é um ecologista seguidor das ideias fantasiosas de Lloyd Pye: um crente em caveiras mágicas, no pé grande, em extraterrestres entre nós, e provavelmente no Pai Natal.

  E então o que defende o crente Ellis Silver?

  Para ele, os humanos foram colocados na Terra por extraterrestres há algumas dezenas de milhares de anos atrás. Ou seja, ele ignora todas as evidências da evolução hominídea, para dizer que os humanos “caíram aqui de pára-quedas”.

  E porque os humanos foram colocados cá? Segundo o crente Ellis Silver, porque os humanos são uma espécie selvagem e por isso foram colocados aqui, já que a Terra é um planeta-prisão.

  Penso que já se percebeu que estamos na presença de um mau filme de ficção científica. Ou melhor, de pura fantasia, mas daquela bastante foleira, pouco imaginativa.

  Mais uma vez estamos na presença de antropocentrismo, de crentes que sofrem de geocentrismo psicológico e por isso imaginam que os Humanos são muito especiais. O facto de várias espécies serem violentas é ignorado. O facto de todos os predadores não terem qualquer misericórdia para com as suas presas, é ignorado. O que conta é que o Homem é que é especial.

  O facto de andarmos a sair do planeta para ir à Lua ou para enviar sondas para outros planetas, também é ignorado. Provavelmente, os polícias extraterrestres devem estar a dormir e por isso não notam que andamos a enviar mensagens para o exterior da “prisão”.

  E porque o crente Ellis Silver defende que os Humanos não são da Terra?

  Para ele, as evidências são sobretudo:

– a dor sentida durante a gravidez: diz ele que os bebés são demasiado grandes para a “saída” das mães. Ora, este argumento é irrelevante. Além de ele ignorar a evolução nessa área, não explica porque os Humanos são de outro planeta devido a isto. Supostamente noutro planeta – onde o crente Ellis Silver diz que os Humanos evoluíram – os humanos teriam exactamente o mesmo problema.

– dores crónicas nas costas: segundo ele, as dores que sentimos constantemente separa-nos dos animais. Para ele, os animais não andam sempre com dores nem têm doenças. Mais uma vez, percebe-se que ele tem pouco conhecimento na área. E mais vale nem entrar pelas causas das dores nas costas, que o crente Ellis Silver mostra ignorar. Para ele, os Humanos evoluíram num planeta com gravidade baixa e por isso é que neste planeta têm dores nas costas (devido à maior gravidade). Ele não entende que se assim fosse, andaríamos “presos” ao solo e não de pé.

– queimaduras da pele: segundo ele, o facto de termos problemas ao Sol, para ele é uma evidência de que não somos deste planeta. Para ele, seríamos de um planeta que orbita uma estrela “mais fraca”.

  Podem pensar que eu estou a ridicularizar o livro dele ao escolher estes exemplos absurdos. Mas não. São precisamente estes exemplos que chegaram aos jornais e que o crente Ellis Silver resolveu mais divulgar, como podem ler no Daily Mail.

  Mas deixem-me colocar a “cereja no topo do bolo”.

  Para o crente Ellis Silver o que poderá ter acontecido é que ou viemos de Alpha Centauri ou então o Homo erectus (que para ele é a mesma coisa que Neandertais – o que mais uma vez denota ignorância) teve encontros sexuais com visitantes de Alpha Centauri.

  Eu poderia dissertar sobre as perversões sexuais desses extraterrestres. Afinal, é um bocado estranho seres tão evoluídos queiram ter filhos com “descendentes de macacos”.

  Também poderia dissertar sobre o problema da descendência entre espécies diferentes. Sendo muito maior se as espécies forem de planetas completamente diferentes, onde nem sequer existe um antepassado comum.

  Mas vou-me focar na parte astronómica: Alpha Centauri é um sistema múltiplo de 3 estrelas, sendo que a companheira principal é uma estrela um pouco mais maciça que o Sol, um pouco maior que o Sol e com mais luminosidade que o Sol. Ou seja, seres que habitem um planeta ao redor dessa estrela teriam que estar habituados a mais radiação da sua estrela do que nós recebemos do Sol. Isto é precisamente o contrário do seu argumento para os humanos não serem da Terra por ficarem com a pele vermelha ao Sol; se fossemos de Alpha Centauri estaríamos habituados a muita mais radiação.

  É verdade que só compra este tipo de livro carregado de fantasias e anti-conhecimento quem quiser.

  Mas chateia-me que se escolha como sub-título “avaliação científica das evidências” quando na verdade o que existe é uma crença religiosa e uma rejeição das evidências e do conhecimento. Isto é enganar as pessoas. É mentir.

  Também me chateia que depois os jornais leiam estas mentiras ditas por crentes nestas parvoíces e digam aos seus leitores que são alegações baseadas em conhecimento de especialistas. Isto é mais uma mentira!

  A verdade é só uma: todas estas fantasias são baseadas nesta forma de pensar: eu não sei nem quero saber, por isso, a causa só pode ser alienígena.

Fonte : Astropt

Autor : Carlos Oliveira


  Dos sites de língua inglesa, o artigo que mais nos agradou é o que apresentamos em seguida, traduzido:

Alienígenas na Árvore Evolutiva Humana

  Um colaborador freqüente do Skeptophilia enviou-me um link uns dois dias atrás com a nota, “Mais grãos para o seu moinho”. Tão logo olhei o endereço do website, soube que aquilo ia ser bom, por duas razões.

  A primeira é que o link era do The Daily Mail, uma fonte de “notícias” tão sensacionalista e repleta de bobagens que um monte de pessoas a chama The Daily Fail. Parece ter substituído o The National Enquirer como o local ideal para informações sobre celebridades, escândalos sexuais políticos e avistamentos de OVNIs.

  A segunda era que o título do artigo era, " Humanos Não Vêm da Terra".

  Ao abrir o link, descobrimos que um cavalheiro chamado Ellis Silver escreveu um livro, coincidentemente com o mesmo título do artigo. O próprio Silver é um Ph.D. Como sei disso? Porque na capa do seu livro, que mostra uma foto da Terra com olhos negros alienígenas acrescentados via Photoshop, ele se auto-nomeia “Ellis Silver Ph.D.”

  Sempre fico um pouco incomodado quando pessoas fazem isso. É um pouco como um apelo recursivo à autoridade. Meu sentimento é que se suas idéias se sustentam por seus próprios méritos, você não precisa se gabar da sua qualificação acadêmica – e que se o que você está dizendo é ridículo, o fato de você ter uma certa formação não torna aquilo sensato. Não fui capaz de descobrir de onde veio a sua qualificação, mas a maioria dos sites que o mencionam, o chamam “um ecologista americano”, de modo que eu suponho que deve ser nesta especialidade o seu doutorado.

  Seja como for, a reportagem no The Daily Mail começa assim:

  Um ecologista Americano afirmou que humanos não são da Terra, mas foram colocados no planeta por alienígenas dezenas de milhares de anos atrás.

  Em seu novo livro, o Dr. Ellis Silver aponta um certo número de características fisiológicas para construir seu caso sobre o porque dos humanos não terem evoluído juntamente com outras formas de vida na Terra.

  Ele lista desde humanos sofrendo de dores nas costas – o que sugere que evoluíram em um mundo com gravidade mais baixa – até a facilidade com que adquirem queimaduras por exposição à luz solar e dificuldade para dar à luz.

  O Dr. Ellis diz que embora o planeta supra a maioria das necessidades humanas, ele não serve talvez aos interesses da espécie como os alienígenas que nos colocaram aqui imaginaram.

  Bem, isso me diz duas coisas com certeza: (1) Silver não entende como a evolução trabalha; e (2) ele não gastou muito tempo procurando os problemas que os outros animais têm.

  A evolução é, no seu âmago, a lei do “qualquer coisa que funcione”. O fato de que somos a única espécie de primatas que fica ereta por longos períodos é o que resulta em problemas nas costas – nossas espinhas, que têm a característica curva suave em “s” no meio, são um modo brilhante de carregar peso se você suporta a si mesmo sobre os joelhos, mas não funciona tão bem se você está ereto. (Quando foi a última vez que você viu uma fachada suportada por um pilar curvo?) Mas os problemas que tal projeto provoca são, aparentemente, superados pelas vantagens conferidas aos nossos ancestrais distantes – enxergar além do capim alto e deixar suas mãos livres para manipular ferramentas sendo provavelmente duas delas.

  Segundo, dificilmente somos a única espécie que tem problemas em administrar os caprichos do seu ambiente. Toda espécie tem características que podem falhar, ou funcionar bem em alguns contextos e não tão bem em outros. Mesmo o humilde camarão acostumado às águas muito salgadas do Grande Lago Salgado morre aos milhões de choque osmótico cada vez que há um súbito derretimento de neve e subseqüente influxo de água doce.

  Características de má adaptação podem existir por uma variedade de razões. Uma possibilidade é que alguma vez foram benéficas, mas já não são mais porque as circunstâncias mudaram – uma assim chamada “falha evolutiva”, como mariposas e outros insetos circulando em volta de lâmpadas e acabando tostados. (Este comportamento aparentemente se origina de insetos que usam distantes fontes de luz para navegar à noite, e essa estratégia sendo confundida por fontes de luz próximas.) Outros, como a incômoda e desajeitada cauda do pavão, provavelmente evoluiu porque a seleção sexual forçou uma característica ao ponto dela se tornar um obstáculo. Ainda outras afloraram por causa da pleiotropia - o fato de que um único gene pode gerar várias manifestações fenotípicas diferentes, cada uma carregando suas próprias vantagens e desvantagens. O gene que causa a cor característica dos olhos dos gatos siameses, por exemplo, pode resultar em torná-los vesgos.

  Mas o Dr. Silver desconsidera todas as centenas de exemplos de compromisso evolucionário e evidentes más adaptações na natureza, e afirma que humanos são “os únicos que têm estes problemas”. E sua resposta, de acordo com The Daily Mail: “Ele sugere que os Neandertais assim como o Homo erectus foram cruzados com outras espécies, talvez de Alpha Centauri, que é o mais próximo sistema estelar do nosso próprio, cerca de 4,37 anos luz do Sol.”

  Certo. “Neandertais tal como o Homo erectus”. Que são duas espécies inteiramente diferentes, o que faz aquela afirmação um pouco como dizer, “Pinguins tal como águias”. E de que modo, uma espécie alienígena vinda de um sistema estelar inteiramente diferente teria DNA que fosse compatível o suficiente com o dos proto-hominídeos (seja qual for a espécie deles) de modo que eles pudessem gerar descendentes?

  Engraçado, não é, que exista 98,7% de sobreposição, geneticamente, entre humanos e nossos parentes mais próximos, os bonobos? E que nossa estrutura óssea mostre homologia de 100% com outros primatas? E que apresentemos evidência em tudo, sob qualquer aspecto, de sermos animais terrestres perfeitamente comuns, sem uma gota de sangue verde extraterrestre?

  É claro, isso não impediu os sites esquisotéricos (Nota 1) de pegar a história, e dar ao Dr. Ellis Silver toda sorte de não merecida atenção. Além do seu aparecimento no The Daily Mail, Silver também conquistou Prison Planet, Above Top Secret, UFO Sightings Hotspot, Unexplained Mysteries, e acolhimento em outras fontes de “notícias” ainda menos respeitáveis.

  Oh, e eu me esqueci de mencionar porque Silver pensa que tudo isso aconteceu. “Uma razão para isso”, diz Silver, “é que a Terra pode ser um planeta prisão, porque parecemos ser uma espécie naturalmente violenta e ficaremos aqui até aprendermos a nos comportar.”

  Bem, isso parece estar funcionando bem, não?

  Vocês sabem, penso que esse tipo de coisa nasce do mesmo desejo que motiva um monte de atitudes religiosas em direção à “humanidade contra a natureza” – que nós humanos somos de alguma forma diferentes, especiais, uma coisa à parte. Eu ainda vejo isso em minhas aulas de biologia, nas quais mesmo garotos brilhantes usam frases como “humanos e animais”, como se humanos não fossem animais eles mesmos. Então eu aposto que se você não obtém seu senso de superioridade da espécie por achar-se a Criação Única de Deus, você deve obtê-la por pensar ser a Progênie dos Alienígenas.

  Então esta é a nossa viajem ao lado mais distante por hoje. Não quer dizer, veja bem, que eu tenha qualquer objeção particular à conjetura de que a vida pode existir em outro lugar do Universo – de fato, penso que é tão provável a ponto de uma quase certeza. Apenas penso que a chance de ela ser nossos avôs contradiz tudo que sabemos sobre biologia, humanos e tudo mais, e isso mesmo levando em conta quão estranha minha própria família pode ser às vezes.

Fonte : Skeptophilia, 27/11/2013

Autor : Gordon Bonnet

Nota 1 do Site : “woo-woo” no original, diz respeito a crenças sem fundamento ou absurdas


  A página indicada seguinte é de comentários, vários deles são bastante interessantes:

What are your comments on the claims by Dr. Ellis Silver that humans
were put on earth by aliens?


Joss M García
Answered Nov 2, 2016

  I honestly think this book is a decoy, a probe of sorts.. An experiment to see whether the idea is accepted and how far do people take it.

  What mystifies me is that there are some truths in it that are not common knowledge and I can’t help to wonder how did whoever wrote this book figure them out and why would this we written in a masked way.

  If you are familiar with alchemy you know what I’m talking about, works that have embedded tons of really important information but that only the knowing eye will see, masked in figurative and sometime ridiculous ways.

  Several people showed interest in contacting the author but there is no such Dr. Ellis Silver that I know neither do records exist. When this book was published someone answered to posts on amazon asking for contact information and redirecting them to PM so I don't know whether they ever figured it out.

  As of today all those posts and even the valuations from readers have been erased.


  Indicamos mais quatro páginas, com alguns trechos aqui destacados:

Humans are not from Earth? (Pharyngula, 01/11/2015)

  Ecologist Ellis Silver says…hang on. Who? Anyone can call themselves an ecologist, so it’s strange that when I tried to find out who this guy is, no one is saying. Try it. Google the phrase “ecologist Ellis Silver”, and that association is everywhere — some even refer to him as “leading ecologist” or “important ecologist” — and many also call him “Professor Silver”.

  “Professor” implies a university affiliation, but they never bother to state where he’s employed as a professor. It’s a mystery.

  This cipher of a human being is saying something, as I was about to mention: he’s claiming that he has scientific evidence that humans are actually from another planet, and he’s written a book about it, titled Humans are not from Earth: a scientific evaluation of the evidence . Oooh, provocative.

  And best of all, if you are subscribed to Kindle Unlimited, it can be read for free! So I did.



  You are not surprised, I can tell. It’s full of really bad arguments: we are not native to earth because we get sunburns and bad backs, for instance. But essentially every creature on the planet avoids excessive exposure to solar radiation, except the ones that live in caves or the deep sea, and lots of creatures exhibit aging-related disorders — dinosaurs included. Are we to conclude, then, that every species on the planet, from flatworm to elephant, was brought here by aliens?



  I don’t actually believe in Ellis Silver, either. In his book, he claims to be an environmentalist and ecologist from Wisconsin who now divides his time between Texas and England, and that he is the co-founder of Silver Seas marine biology research park. No such park seems to exist. There is a Silversea cruise line, but that’s as close as we get…and Ellis Silver was not one of the founders.

  He also claims to be an environmental consultant to a number of major corporations, none named, which is a bit disturbing — this guy knows so little about biology that he shouldn’t be advising anyone on the subject.



Week 6 Book review: Humans are not from Earth by Ellis Silver
(Scicommbobulate, 18/02/2014)


  Ellis' ridiculous arguments have been dismantled by others so I won't bother doing it here.

  I’m not actually convinced that Humans are not from Earth  isn’t just a massively successful hoax. The best writers at the Onion couldn’t have written a more convincing parody of conspiracy theory/poor science literacy/vanity publishing literature.

  To check that it wasn’t actually just someone taking the piss, I did a little search for ‘Dr’ Ellis Silver and his academic background; he was referred to as an 'expert' in several reports on the book, although it was never clear what of - self-publicity perhaps? I can’t find much of anything that suggests that Ellis Silver is even a real person, nevermind one with a doctorate in ecology from a US institution. Nothing turns up on Google Scholar for work by an academic by the name of Ellis Silver, and a regular google search just turns up countless links to Humans are not from Earth and to the publisher’s webpage, i4w2. There’s also nothing on the Amazon author’s page, and on an inactive twitter account for Ellis Silver, ‘ecological consultant and author’, there are just a handful of tweets referring to the book's publisher. *Alarm bells ringing*

  Hoax or not, I think Humans are not from Earth would actually make a great learning resource: you could play name that logical fallacy, learn how not to formulate an argument, and, if you want to teach someone about evolution, going through everything this book gets wrong would actually be a pretty good place to start.

  Anyone with a basic understanding of biology/who's heard of Occam’s Razor might laugh at this batshit crazy stuff, but the uncritical Daily Mail article, the way this tripe spread unchecked across the net, and the 10 five-star reviews for the book on Amazon (if they're not also parodies), are all pretty dispiriting.



Did we come from another planet? No (The Soap Box, 24/11/2013)

  The second claim made for why humans are from another planet is because it can be difficult for women to give birth due to the size of a baby's head, and that it can result in fatalities for both the mother and infant. He also claims that no other species on this planet has that problem.

  This claim is just weird and flawed on several levels. First we are not the only species that has big heads when we are born. In fact many species of primates have big heads when they are born, as do many other species, and do experience complications from childbirth which can result in the deaths of both the mother and child.

  Also, if it is true that having a big head when we are born which makes it difficult for a woman to give birth meant that we didn't come from this planet, then why would we have evolved this trait on another planet also? We shouldn't have, and therefore we shouldn't even exist...

  Just because we are born with big heads does not mean we did not come from this planet.



  In conclusion these claims by Dr. Silver are just flawed beyond compare, and are easily disproven. His book about this is not going to create debate as he believes. At best it will be used as an example of bad science.



No, Daily Mail: Humans did not come from outer space or from monkeys f*cking pigs
(Raw Story, 30/11/2013)


  For some reason, the Daily Mail in the last couple of weeks is doing its utmost to make two self-published fantasies by a couple of marginal cranks sound like legitimate dispatches from the world of science.

  Well, it’s pretty obvious what the reason is. Pseudoscience sells.

  The first salvo arrived on November 14, when a ludicrous self-published book with a cover that looks like it was made on MS Paint was treated like a startling new advance in biology. Humans are not from Earth was written, the Mail says, by a “U.S. ecologist” by the name of Ellis Silver.

  Now, there’s this stuff called “DNA” that we share with every other living thing on the planet which makes it pointless to examine the silly idea in this book — that human beings were suddenly dropped off here from another solar system just a few tens of thousands of years ago. This “theory” is supported with an amateur scientist’s litany of puzzlements — why do humans sunburn? Why do our backs seem so poorly adapted for the way we live? Why are the heads of babies so large and make childbirth so difficult? It’s the usual stuff that sends your garden variety crank looking for spectacularly bad answers.

  There’s a reason a book like this was self-published by someone no one has ever heard of.



  Para terminar, frisamos mais uma vez a falta de seriedade com que sites esquisotéricos e de ufologia apresentam suas matérias. Parece que o critério de aprovação é o assunto soar agradável à opinião dos administradores desses sites. Não há cuidado em se verificar a qualidade das informações que vão ser repassadas ao público.

  Outro ponto é que a abordagem do Sr. Silver é na verdade profundamente anti-Ciência. Ele ignorou deliberadamente um vastíssimo acervo de evidências que contrariam seus argumentos, mas ao mesmo tempo faz questão de se apresentar como Ph.D. Infelizmente, em língua portuguesa ainda temos um número ínfimo de sites e blogs que buscam esclarecer o público sobre esses ataques da pseudociência.

No site em 18/05/2017



livro humanos não são da terra de ellis silver, desmascarado, refutado, debunked

<p align="center"> <font face="tahoma" size=4> <a href="Menu_alternativo.htm" target="_top"> <font color="ff0000">Voltar para o Menu Alternativo</font> </a> </font> </p>