Home       Sua Opinião?

973.   Out of Place Artifacts (OOPArts) I


  Esta página visa reunir informações sobre alguns dos assim chamados “Out of Place Artifacts”, que a Wikipédia define muito bem como:

”Artefatos de interesse histórico, arqueológico ou paleontológico encontrados em um contexto não usual, que desafiam a cronologia histórica por serem “muito avançados” para o nível de civilização que existia na época, ou indicam “presença humana’ antes que os humanos tenham reconhecidamente existido.”

  Nós diríamos “artefatos e construções”, para incluir, por exemplo, as pirâmides egípcias e Baalbek. Estes objetos provocam grande celeuma entre adeptos da hipótese dos deuses astronautas, criacionistas da Terra Jovem, e outros que simpatizam com as pseudociências. Os motivos para a aceitação de uma explicação extraordinária para um artefato ou construção desses variam muito. Alguém que acredita na existência da Atlântida pode achar que os egípcios construíram as suas pirâmides usando uma tecnologia atlante agora perdida, ou até mesmo que as pirâmides são mais antigas do que se supõe e foram construídas pelos próprios atlantes. A Ciência é acusada de ignorar áreas importantes do conhecimento e mesmo de ocultar evidências contrárias à cronologia oficial da evolução humana e da nossa civilização! Teóricos de conspiração chegam a afirmar que existe uma tenebrosa aliança mundial entre governos e cientistas para ocultar da humanidade comum o seu verdadeiro passado!

  Este comentário no site Skeptoid resume bem a questão:

”O fato é que os OOPArts, apesar de toda a excitação que provocam, até agora nunca se mantiveram diante de qualquer escrutínio. Os exemplos testáveis, como o Mecanismo de Antikythera, provaram se encaixar em nosso entendimento da história e no melhor dos casos, o aperfeiçoaram. O resto, até agora, mostrou ser tudo contos de fada não existentes (como as Pedras Dropa), notícias sensacionalistas de objetos comuns (como o Artefato Coso), ou alguma coisa que encaixa nas agendas revisionistas dos adeptos da Terra Jovem, dos OVNIs, ou de qualquer outro grupo que coloca a ciência de lado em favor da ideologia.”

  A Wikipédia também fornece uma interessante classificação para o enquadramento destes objetos de acordo com a visão da Ciência:

- Artefatos não usuais
- Interpretações questionáveis
- Interpretações improváveis
- Objetos naturais tomados como artefatos
- Objetos erroneamente datados
- Criações modernas, falsificações e hoaxes
- Inteiramente fictícios

  Esta primeira página sobre OOPArts é constituída inteiramente por material que JÁ ESTAVA DISPONÍVEL NO SITE, e visa apenas facilitar a consulta de quem se interessa pelo assunto. Depois do título de cada exemplo colocamos uma classificação relativa às interpretações fantasiosas de adeptos dos deuses astronautas, antigas civilizações perdidas, interferência de ETs, e outros.

  Dos catorze exemplos apresentados, onze são casos de interpretação “improvável” ou “questionável”. Isso não é de admirar, pois as interpretações fantasiosas são fruto do "wishful thinking", que leva a uma negação sistemática de qualquer explicação científica ou não extraordinária. Às vezes a falta de uma explicação científica imediata serve para justificar a opção por deuses astronautas, extraterrestres em geral ou civilizações perdidas. É o que se pode chamar de "evidência negativa", que é exatamente o oposto do que a Ciência faz, ao buscar sempre "evidências positivas".

No site em 23/05/2017

Atualizado em 19/07/2017, 28/07/2017

Baalbek

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 857 - Baalbek



Bombas Atômicas na Antiguidade

Este seria um caso de "inteiramente fictício"

Veja 648 - Guerra Nuclear na Antiguidade



Caças a Jato de Tolima

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 652 - Os "Caças a Jato" de Tolima



Caveiras de Cristal

Este seria um caso de "criações modernas ou falsificações"

Veja 633 - As Caveiras de Cristal



Cunha de Aiud

Este seria um caso de "interpretação questionável"
para a teoria de que o objeto é parte de um OVET

Veja 929 - A Cunha de Aiud



"Foguete" de Pacal

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 659 - O "Foguete" de Pacal



Ilha da Páscoa

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 881 - Ilha da Páscoa



Lâmpadas Elétricas no Antigo Egito

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 742 - Lâmpadas Elétricas no Antigo Egito



Linhas de Nazca

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 746 - As Linhas de Nazca



Mapa de Piri Reis

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 995 - O "Verdadeiro" Mapa de Piri Reis



OVNIs na Arte Antiga

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 643 - OVNIs na Arte Antiga



Parafuso de Kaluga

Este seria um caso de "objetos naturais tomados como artefatos"

Veja 838 - Isto É um Parafuso com 300 Milhões de Anos?



Pirâmides

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 948 - As Pirâmides



Puma Punku

Este seria um caso de "interpretação improvável"

Veja 767 - Puma Punku



debunking out of place artifacts ooparts debunked hoaxes
artefatos objetos inexplicáveis misteriosos do passado, objetos antigos que os cientistas a ciência não explicam, arqueologia proibida

<p align="center"> <font face="tahoma" size=4> <a href="Menu_alternativo.htm" target="_top"> <font color="ff0000">Voltar para o Menu Alternativo</font> </a> </font> </p>