Home

1004.   Esferas de Pedra Escocesas com 5.000 Anos Ainda São um Mistério


  Por mais de 200 anos, arqueólogos de todo o mundo ficaram confusos com estranhas esferas de pedras gravadas da Idade da Pedra.

  Os artefatos de 5.000 anos têm sido encontrados em sua maioria no nordeste da Escócia, mas também nas Ilhas Orkney, Inglaterra, Irlanda e uma na Noruega.

Fonte: Carved Stone Balls and Sculpted Stones

  As esferas de pedra Neolíticas são um dos mais conhecidos exemplos da arte Neolítica. Um curador do Museu Nacional da Escócia criou modelos 3D das esferas que mostram novos detalhes.

  O Museu Nacional de Escócia em Edimburgo tem uma das maiores coleções de esferas de pedras gravadas do mundo.

  Ele tem aproximadamente 140 originais de sítios Neolíticos na Escócia e Ilhas Orkney.

  As esferas de pedra foram fabricadas por comunidades Neolíticas ao longo do nordeste da Escócia e embora os arqueólogos não saibam como essas esferas eram usadas, muitas teorias foram sugeridas.

  Elas podem ter sido armas ou símbolos de status e autoridade usados como as cabeças de cetros cerimoniais são hoje em dia. Outras teorias são implausíveis, como seu uso como rolamentos para transportar grandes pedras ou pesos para comerciantes.

Um curador do Museu Nacional da Escócia criou modelos 3D das esferas que mostram novos detalhes

  “Muitas das idéias você tem que encarar com cautela, enquanto existem outras que podem ser plausíveis”, disse o curador Hugo Anderson-Whymark para o Live Science.

  “O que é interessante é que as pessoas têm a imaginação capturada por elas – elas ainda guardam um monte de segredos.”

  O museu postou online 60 modelos 3D das esferas de pedra de modo que qualquer um pode acessá-los.

  Eles foram criados por um processo conhecido como fotogrametria, que é a ciência de fazer medições a partir de fotografias.

  O processo revelou nova informação sobre algumas das bolas, incluindo lascas e marcas que não haviam sido vistas anteriormente, de acordo com Anderson-Whymark.

  Entretanto, o mistério das esferas está longe de ser resolvido.

  “Podemos ser capazes de decifrar um pouco mais desta história no futuro através da análise mais detalhada dessas coisas”, disse Anderson-Whymark.

  “Mas elas serão sempre um pouco enigmáticas.”

Fonte : Daily Mail, 19/06/2018

Autor : Mollie Cahillane



Veja também:

Carved Stone Balls

Carved Stone Balls from Scotland

<p align="center"> <font face="tahoma" size=4> <a href="Menu_alternativo.htm" target="_top"> <font color="ff0000">Voltar para o Menu Alternativo</font> </a> </font> </p>