Quando você pensa em saúde, talvez a primeira coisa que venha à mente seja água. Esse precioso líquido é o principal componente químico do nosso corpo, desempenhando múltiplas funções essenciais. Entre suas responsabilidades, você encontrará a tarefa de levar nutrientes às células, proteger suas articulações e órgãos, além de manter sua temperatura corporal estável.
Beber água direto da torneira: é realmente seguro?
Quando se trata de saciar sua sede, surge a questão inevitável: é seguro tomar água da torneira? De fato, essa prática é comum em diversos países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, a água da torneira precisa atender a rigorosos padrões estabelecidos pelo governo, garantindo que ela seja segura para o consumo.
O cenário no Brasil
Já no Brasil, a segurança da água da torneira pode variar conforme a disponibilidade e a qualidade do sistema de tratamento e distribuição de água em sua região. Entretanto, de maneira geral, sempre que uma cidade conta com uma infraestrutura confiável de água tratada, você poderá dizer que é quase sempre seguro consumir água da torneira. No entanto, ainda é recomendado que você utilize um filtro, aumentando assim a segurança.
Vantagens da água da torneira no Brasil
Ao comparar com muitas das águas minerais que você encontra por aí, a água da torneira possui um diferencial importante: a presença obrigatória de flúor. Desde a década de 1970, essa prática foi implementada pelas cidades brasileiras, com o intuito de reduzir a incidência de problemas dentários e de saúde bucal na população. E mesmo se você usar um filtro, o flúor continua presente na água.
Desafios de acesso à água tratada
Apesar das vantagens, cerca de 84% da população brasileira têm acesso à água tratada, conforme dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em algumas regiões sem tratamento adequado, beber água contaminada pode trazer sérias consequências à saúde, frequentemente causadas por bactérias como Salmonella e Escherichia coli, responsáveis por infecções estomacais e intestinais.
Filtragem: a prática ideal para sua segurança
Mesmo que as estações de abastecimento públicas no Brasil tratem a água para torná-la potável, filtrá-la se mostra uma prática recomendada. Você sabia que resíduos químicos, micro-organismos e impurezas, comuns em encanamentos e caixas d’água mal conservadas, podem contaminar sua água no caminho até sua casa?
- Resíduos químicos
- Micro-organismos
- Bactérias
- Impurezas
É interessante saber que a água da torneira contém naturalmente baixos níveis de microrganismos, como bactérias e amebas. No entanto, esses agentes são geralmente eliminados no estômago através do ácido estomacal.
Comparativo: água mineral e nascente
Por outro lado, tanto a água mineral quanto a água de nascente tendem a vir de fontes subterrâneas, naturalmente filtradas, o que remove a maioria dos micro-organismos e bactérias.
Conclusão
Então, ao escolher a sua próxima bebida, considere suas opções e entenda que a água da torneira, com as devidas precauções, pode ser uma escolha segura e até benéfica. Mantenha-se informado sobre a qualidade da água em sua região e adote práticas que garantam sua saúde e a de sua família.
Para mais informações sobre o consumo de água e práticas saudáveis, mantenha-se atualizado com nosso blog!
“`