aumento do consumo energético em data centers







Brasil e os desafios dos data centers com foco em energia verde

Brasil e os desafios dos data centers com foco em energia verde

Nos últimos anos, a demanda por data centers tem crescido exponencialmente, principalmente impulsionada pelo uso cada vez maior de inteligência artificial. Com isso, a energia verde se torna uma prioridade. Mas será que o Brasil está preparado para atender a essas novas exigências de consumo energético sustentável?

A Agência Internacional de Energia calcula que, em um futuro próximo, os data centers possam consumir entre 620 e 1.050 terawatts-hora (TWh) de energia em escala global. Isso está diretamente relacionado à adoção crescente de tecnologias baseadas em IA.

No Brasil, o governo tem discutido a criação de um marco legal para regulamentar os data centers no país, mirando na atração de investimentos e na facilitação da transição energética. Mas existe uma preocupação crescente se o país está apto a suprir essa demanda com energia oriunda de fontes renováveis.

entrevistas e insights sobre data centers e energia verde

Para trazer uma visão mais aprofundada sobre o tema, o Olhar Digital conversou com Fernanda Spinardi, uma importante especialista e líder do gerenciamento de soluções para clientes da AWS no Brasil. Ela destacou o compromisso da Amazon com data centers sustentáveis, alinhando-se com as novas políticas ambientais.

potencial do Brasil para se tornar um polo de data centers verdes

Se considerarmos apenas a matriz energética para eletricidade no Brasil, cerca de 84% vem de fontes renováveis, segundo a ANEEL. Isso coloca o país em uma posição privilegiada para se estabelecer como referência em data centers sustentáveis.

Amazon e suas iniciativas para sustentação energética

A Amazon já deu passos significativos nessa direção. Em julho de 2024, a empresa conseguiu igualar 100% do uso de energia com contratos de geração de energia renovável, atendendo às exigências do novo marco legal para data centers.

  • Parque Solar: 122MW com investimentos de R$ 2 milhões em programas de proteção ambiental.
  • Parque Eólico: 49,5MW, parte do Complexo Eólico Seridó no Rio Grande do Norte.

Também foi mencionado o uso da inteligência artificial para otimizar projetos de energia, incluindo iniciativas para a economia de água nas comunidades ao redor do rio Tietê.

impactos da inteligência artificial na infraestrutura energética

Com a IA sendo um dos principais motores para o aumento no uso de data centers, a questão energética se torna crítica. A Gartner prevê que uma parcela significativa dos data centers poderá se tornar limitada operacionalmente pela disponibilidade de energia até 2027, destacando a urgência de soluções eficientes.

casos práticos de utilização da IA em data centers brasileiros

A tecnologia da AWS é adotada por muitas empresas no Brasil, como o C6 Bank, Pagbank e Natura, que exploram a infraestrutura da Amazon para aprimorar seus serviços através da inteligência artificial.

conclusões sobre o futuro dos data centers no Brasil

Ao possibilitar a evolução da IA e outras tecnologias, o potencial do Brasil para se tornar um eixo central nesse setor é palpável. No entanto, a implementação deste novo marco regulatório e o apoio contínuo do governo são imperativos para garantir que o país navegue com sucesso por esse caminho sustentável e inovador.

Como bem coloca Fernanda, o apoio à regulação responsável e às discussões em torno do uso ético de IA são fundamentais para mover esse setor na direção certa.

Quer saber mais sobre o futuro dos data centers no Brasil? Fique atento às novidades e siga acompanhando os desenvolvimentos mais recentes neste campo.



“`

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima