Como saber se minha intuição está certa

Essa é uma ótima pergunta e, para algumas pessoas, a intuição é um sentimento desconhecido. Portanto, quando a intuição avança para dizer algo, esses indivíduos podem ter dificuldade ou até mesmo impossibilidade de perceber o que está acontecendo no momento. Então, eles continuam ignorando o sentimento, mantendo sua intuição em um estado relativamente adormecido no processo.

A intuição parece uma coisa misteriosa e mágica e pode parecer que não é possível medir ou reconhecer quando surge. Você pode aprender a reconhecer seus sentidos intuitivos; é só prestar atenção e sintonizar.

Todos nós temos intuição

Talvez você pense que a intuição é algo que outras pessoas têm, mas você não. Ou talvez você possa sentir sua intuição, mas você a descarta porque a vê como uma fonte indigna ou não confiável.

A verdade é que a intuição é muito real e todos nós a temos. Cada um de nós. É um processo natural e, quanto mais pudermos utilizá-lo, melhor seremos capazes de tomar decisões sólidas que apóiem os outros e também os nossos próprios interesses.

Ainda não estou convencido de que você pode confiar em sua intuição para guiá-lo. Considere que os pesquisadores da Universidade de Leeds analisaram resmas de dados sobre o assunto e concluíram que a intuição é um processo psicológico real e mensurável no qual o cérebro usa pistas ambientais, bem como experiências passadas para tomar decisões. 

Tudo acontece tão rapidamente que nem chega a ser registrado para algumas pessoas, embora as informações geradas por meio de processos intuitivos possam ser extremamente úteis.

Sua intuição pode ser difícil de detectar porque você está confiando em apenas um dos sistemas operacionais de seu cérebro. O cérebro realmente pensa usando dois processos diferentes e distintos. 

Em um, o cérebro funciona por meio de informações lenta e deliberadamente. Este é o pensamento normal, padrão e analítico. No outro, o cérebro se baseia em padrões de nossas experiências anteriores e do ambiente atual para tomar decisões rápidas. É aqui que vive e opera o processo intuitivo.

O poder da intuição

Notavelmente, o sistema operacional intuitivo do cérebro chega a decisões melhores do que a parte mais deliberada do cérebro. Este estudo descobriu, por exemplo, que os participantes de um jogo de cartas manipulado usaram sua intuição para determinar que sacar de uma pilha de cartas resultava em resultados muito mais favoráveis do que sacar de uma pilha diferente de cartas. 

Os participantes “conheciam” a natureza do jogo antes de estarem conscientes dela, o que lhes permitiu tomar decisões melhores. Nesse caso, significava favorecer a pilha de cartas “segura” muito antes que eles pudessem explicar o porquê. Seus processos intuitivos fizeram o trabalho por eles.

O fato é que os jogadores de cartas neste estudo só foram capazes de se beneficiar de sua intuição se estivessem sintonizados com ela. Portanto, embora todos nós tenhamos intuição, ela não terá sentido se não pudermos reconhecê-la.

Como desenvolver a intuição

Se você está tendo dificuldade para se sintonizar com sua intuição, pode ser útil pensar no processo como uma conversa.

Basicamente, sua intuição pode ser vista como a voz de sua mente subconsciente. Ele fala de vez em quando, a fim de transmitir informações à mente consciente para que você possa integrar as informações em sua tomada de decisão. A conversa acontece no fundo da sua mente, o que torna difícil de ouvir. Mas você pode praticar ouvir e espionar essa conversa. Esse é o primeiro passo para melhorar sua capacidade de reconhecer e alavancar sua intuição.

É tudo uma questão de permanecer aberto às mensagens que estão sendo enviadas. Você está acostumado a confiar em sua mente analítica, portanto, certifique-se de que sua voz seja a mais alta que você ouve ao longo de seus processos. Mas quando você faz isso, você silencia algumas das outras vozes que têm coisas importantes a dizer.

Sim, eu sei que estou falando sobre as vozes em sua cabeça e como você deve ouvi-las! Mas não estou aconselhando você a ser louco ou agir de forma louca. É exatamente o oposto, na verdade; quando você usa sua intuição, você se torna mais inclusivo no que diz respeito às habilidades de seu cérebro. A intuição permite que você opere em sua capacidade total e se trata de ficar mais na sua mente do que fora dela.

Quando digo para estar aberto às vozes, estou falando sobre a voz de sua consciência e a conversa que sua mente intuitiva tem com seu cérebro pensante. É assim que funciona o processo de despertar sua intuição.

Confiar. Sentir. Ouvir.

Assim que estiver aberto à ideia de que seu cérebro tem maneiras diferentes de lhe dizer as coisas, você pode começar a trabalhar praticando o processo.

Nem sempre é um processo limpo e passo a passo. Pode parecer um pouco confuso, especialmente no início. É por isso que eu vim com uma lista de etapas que você pode seguir para fortalecer sua capacidade de ouvir sua intuição.

# 1 – Tenha um pouco de fé

Essas coisas podem não fazer muito sentido no início. Lembre-se, trata-se de colocar seu cérebro mais analítico em segundo plano para que você possa ficar mais sintonizado com sua intuição ou, como alguns chamam, instinto. 

Portanto, é provável que não faça sentido lógico. Você precisa confiar que tem intuição e que ela pode ajudá-lo a liderar com mais eficácia. Quando você tem fé, você se dá uma chance muito melhor de ser bem-sucedido.

# 2 – Pare de pensar

E comece a sentir. Os processos de pensamento, conforme você se familiarizou com eles, não são necessários aqui. Em vez disso, comece a prestar atenção às sensações em seu corpo. Preste muita atenção às áreas do tórax e do estômago. 

Quando as pessoas falam sobre “sentimentos viscerais”, estão se referindo à intuição. Isso cria sentimentos muito reais em seu corpo. Quando você começa a notá-los, pode começar a ouvir o que eles têm a dizer.

# 3 – Prenda a sua atenção

Ouça com atenção o que seu instinto está lhe dizendo. Não espere ter uma pergunta e resposta com sua intuição; não funciona assim. Em vez disso, sua intuição o recompensará com respostas a perguntas que você tem feito e deliberado nos últimos dias ou semanas. 

Ele relatará suas descobertas como sentimentos. Se você estiver muito ocupado tentando analisar ou dar sentido ao que ele está lhe dizendo, perderá os sentimentos que deveria sentir.

# 4 – Considere sua mentalidade e meio ambiente

Pessoas positivas, atentas, contemplativas e presentes têm mais probabilidade de estar sintonizadas com sua intuição. Eles também são mais capazes de integrar as informações de sua intuição de maneira saudável e positiva. Aqueles que vivem e trabalham em ambientes tóxicos cercados de negatividade tendem a ter percepções turvas. 

Sua intuição funcionará melhor e enviará os sinais mais claros quando você mantiver um canal aberto para ela. Isso significa comer bem, fazer exercícios, dormir o suficiente e fazer escolhas saudáveis. A intuição vive em seu corpo e é traduzida por sua mente. Então, quando você cuida desses aspectos de si mesmo, você dá à intuição um convite para assumir um papel maior.