Descubra o que é altitude urbana e como ela impacta a vida nas grandes alturas

Você sabe o que define a altitude de uma cidade? Esse conceito se refere à posição vertical em relação ao nível médio do mar. Por exemplo, no Brasil, a cidade de Santos está a meros 2 metros acima do nível do mar. Essa característica soa familiar, já que Santos é uma cidade costeira. Entretanto, se você olha para a capital paulista, São Paulo, percebe uma diferença significativa: lá, a altitude alcança 762 metros. Pode parecer alto, mas ainda passa longe da cidade mais elevada do mundo.

Desafios das alturas: como as cidades enfrentam grandes altitudes

Nos locais onde a altitude ultrapassa os 4.000 metros, a vida se torna um desafio constante para a fisiologia humana e também para a infraestrutura moderna. Você talvez já tenha se perguntado por que é tão difícil jogar futebol na América do Sul em altitudes elevadas. Acima de 2.500 metros, a concentração de oxigênio no ar cai drasticamente, tornando atividades físicas mais exaustivas.

As pessoas que vivem nesses ambientes extremos desenvolveram adaptações físicas incríveis, como maior volume sanguíneo e pulmões mais eficientes. No entanto, a realidade traz também o aumento de doenças crônicas. Surpreso? Espere até conhecer a cidade que detém o título de mais alta do mundo.

Planalto tibetano

Qual cidade ostenta o título de mais alta do mundo?

Dirija seu olhar ao Peru, onde La Rinconada se destaca como a cidade mais alta do mundo. Localizada impressionantes 5.100 metros acima do mar, o ar ali se torna 50% mais rarefeito em comparação ao nível do mar.

Mesmo com este título, a discussão persiste: La Rinconada, com uma população de 50 mil habitantes, muitas vezes é vista mais como uma vila do que uma cidade propriamente dita. Se adotar essa visão, La Rinconada se torna o “assentamento permanente mais alto” do globo terrestre.

Entendendo a geografia urbana nos topos do mundo

Se a curiosidade te faz perguntar sobre a capital mais elevada do planeta, a resposta nos leva a La Paz, a capital da Bolívia. Esta cidade metropolitana atinge 3.869 metros de altitude, porém, dentro de sua área metropolitana, El Alto se destaca, literalmente, com seus 4.150 metros de elevação.

A lista dos locais mais elevados também inclui algumas cidades no Planalto Tibetano:

  • Lhasa, a capital do Tibete, ponto central do budismo;
  • Shigatse, a segunda maior cidade do Tibete.

Embora o Tibete seja uma região autônoma controlada pela China, o recorde de capital nacional mais elevada continua pertencendo a La Paz.

Viver nas alturas: a adaptação à vida em altitudes extremas

Você contemplaria a ideia de morar em uma cidade onde a altitude dita as regras da vida cotidiana? Viver em grandes alturas exige não só resistência física mas também uma adaptação cultural e infraestrutura adequada. Nesses locais, povos tradicionais fazem dos picos e planaltos seu lar ancestral, onde cresceram e aprenderam a lidar com os desafios da altura. A curiosidade aguça? Pense nesta experiência única de habitar um lugar onde o céu está mais perto.

Publicado originalmente em Olhar Digital.

“`

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima